Saúde Bucal x Vida Saudável

aliementação e mastigação

“A saúde começa pela boca” é um ditado antigo, e para comprová-lo separei alguns pontos importantes sobre a boca e sua relação com nossa saúde e corpo.

Primeiro vamos lembrar que a boca é a porta de entrada para alimentos, líquidos e junto com o nariz, o ar da respiração.

Na alimentação devemos usar a boca para fazer a mastigação e trituração, transformando o alimento sólido em forma pastosa, facilitando assim a sua digestão. A ingestão de líquidos tem ação fundamental para manter o equilíbrio funcional dos órgãos, fluidos corporais e hidratação.

A respiração em conjunto com o nariz e a orofaringe, proporciona a absorção do oxigênio para os pulmões, gerando vitalidade para nossos órgãos e células funcionarem.

Assim como, a ocorrência de problemas bucais, também causa consequências para nossa saúde geral podendo agravar outras doenças, que eventualmente adquirimos e assim, comprometer tratamentos e até gerar um quadro de risco à vida.

Perda de um ou mais dentes dificulta a mastigação e a formação do bolo alimentar ideal, acarretando em uma má digestão dos alimentos. Além disso, gera uma mudança morfológica funcional, porque altera a musculatura, o posicionamento mandibular para a deglutição dos alimentos e absorção de líquidos, mudando o formato bucal e a forma de respirar. Ainda podendo alterar o posicionamento do pescoço, causando problemas posturais.

Outros problemas bucais como dentes tortos, gengivite, periodontite, cárie, canal dental infeccionado, raiz residual, próteses inadequadas, entre outros, geram acúmulo e proliferação de bactérias, causando focos de infecção, que podem ser ingeridas junto com alimentos ou respiração, e assim acessar o nosso sistema digestório e respiratório. A corrente sanguínea também pode ser condutora de infecções bucais, agravando casos de hipertensão, diabetes, comprometendo o desenvolvimento do bebê na gestação e/ou aumentando o uso de remédios.

Agora, sabendo da importância e consequências da saúde bucal, não podemos descuidar do sorriso. Sempre manter em dia a escovação dental e a frequência das consultas ao dentista para checkup odontológico. Trocar a escova dental pelo menos a cada três meses, usar fio dental e creme dental. E caso perceba algum problema em sua boca, não perca tempo, vá ao seu dentista e avise o que está acontecendo. Afinal, a saúde começa pela boca.