Cuidados com o aparelho ortodôntico

Os cuidados com aparelho não são muitos, mas são importantes para proteger o seu investimento, evitando manutenções corretivas. Você deve cuidar tanto da manutenção do aparelho como da higiene e alimentação, para garantir dentes saudáveis.

Confira abaixo dicas de como cuidar do seu aparelho e dos seus dentes:

Manutenção

• Resista a tentação de mexer no seu aparelho. Não mexa nos arcos, brackets ou demais dispositivos. O risco de danificar o seu aparelho ou se machucar é grande. Mexa apenas com expressa autorização e orientação do seu dentista.

• Não remova o aparelho em casa! Você pode quebrar um dente, cortar uma gengiva e também comprometer todo o tratamento.

• Evite roer unhas, tampas de caneta ou outros objetos.

• Comunique assim que possível ao seu ortodontista qualquer dano ou se achar que alguma coisa no aparelho ortodôntico está diferente/errada.

Alimentação

• Evite a ingestão de alimentos açucarados e pegajosos: balas, pirulitos, chicletes, que prejudicam os dentes, aumentando o risco de contrair a doença cárie.

• Evite também a ingestão de alimentos duros como pipoca, castanhas, amendoim e gelo.

• As frutas como maçã e pêra devem ser cortadas em pedaços, pois o impacto da mordida pode danificar o aparelho fixo.

Limpeza

• Escove seu aparelho removível diariamente com creme dental, buscando evitar a retenção de placa no aparelho, e o sabor desagradável.

• Mensalmente, pode-se deixar o aparelho imerso em um anti-séptico bucal por 15 minutos. Nunca se deve fervê-lo. A escova dental mais apropriada é aquela com cerdas arredondadas e macias.

• Existem no mercado escovas dentais próprias para a higiene do aparelho fixo, com pequenos tufos, com cerdas recortadas em forma de “v” para facilitar na limpeza dos braquetes e as com duas fileiras de cerdas (“sulcus”).

• A escovação horizontal (vai-e-vem) deve ser evitada: ela machuca a gengiva e provoca erosão (cavidades) nos dentes.

• Os movimentos com a escova no sentido da gengiva para os dentes, como se estivesse “varrendo” e, ao mesmo tempo, massageando a gengiva, ajuda a remover a placa bacteriana e a manter a gengiva saudável.

• Use o fio dental e colutório que também ajudam a prevenir a descalcificação e a placa.